sexta-feira, 11 de abril de 2008

Um pouco mais sobre o básico

Continuando com a série de artigos sobre o básico de aquarismo, vamos falr sobre as TPAs, ou Trocas Parciais de Água, o principal erro de qualquer novato e a maior mentira contada por vendedores sem conhecimentou/caráter. A maioria das pessoas acha que aquário dá trabalho porque acha que todo sábado tem que desmontar tudo, lavar as pedras, passar uma bucha nos vidros e deixar tudo limpinho, além disso ser desgastante, é totalmente errado, o correto é realizar as menos trabalhosas e saudáveis TPAs, que nada mais é que a troca de uam porcentagem da água do aquário, sinfonando o fundo do aquário com um sifão e nada mais. O percentual da troca varia de 10% a 50% semanais, mas normalmente o ideal fica em 20-25% semanais ou 50% mensais, dando preferência as trocas mais frequentes. Ao fazer a TPA deve se observar a temperatura e PH da água do aquário e tentar repor com água dentro dos mesmos parâmetros, sempre usando um bom desclorificante, e pronto, esse é todo o trabalho que seu aquário vai dar a você no sábado, algumas pessoas trocam as mídias filtrantes semanalmente, mas na minha opinião, se você tem um aquário não muito lotado, de 15 em 15 dias é o suficiente.

Dado, existem produtos no mercado que "aceleram" esse processo de maturação do aquário, você compra e despeja direto no aquário colônias de bactérias que possibilitarão a introdução de peixes logo no dia seguinte.



Comprei esse produto a algum tempo, nunca usei, mas há vários relatos que comprovam sua eficácia. Segue abaixo a descrição dele:

Cultivo de bactérias de alta concentração líquida, selecionadas pela sua capacidade de oxidar e eliminar nitritos, nitratos, fosfatos e amônia existentes no aquário.

Trata até 500 litros de água!

Um comentário:

Anônimo disse...

500 litros é bastante.
Mesmo que seja caro deve durar um tempo considerável. O que me faz pensar nos custos de implantar e manter um aquário.