terça-feira, 8 de abril de 2008

Didática

Seguindo os conselhos do meu amigo dado, vou fazer um post mais didático, pra ajudar o pessoal que nunca possui um aquário a entender esse monte de maluquice que eu falo, sabe como é, rpgista acha que todo mundo tem que entender todas as siglas que ele fala, depois chamam a gente de malucos que não podemos achar ruim.

Hoje falaremos sobre Ciclo de Nitrogênio:


Um assunto essencial no estudo da vida no interior de um aquário é a gestão dos resíduos biológicos produzidos pelos habitantes do aquário. Peixes, invertebrados, fungos e algumas bactérias excretam resíduos nitrogenados em forma de amoníaco (que se pode transformar em amônio, dependendo da composição química da água) que deve passar pelo ciclo do nitrogênio. Também se produz amoníaco através da decomposição das plantas e da matéria animal, incluindo fezes e outros detritos. Os dejetos nitrogenados, em altas concentrações, tornam-se tóxicos para os peixes e outros habitantes do aquário.

Um depósito bem equilibrado contém organismos que podem metabolizar os dejetos de outros residentes do aquário. Os resíduos nitrogenados que são produzidos em um aquário são metabolizados por bactérias nitrificantes (gênero Nitrosomonas) que capturam o amoníaco da água e o metabolizam para produzir nitritos. Os nitritos também são altamente tóxicos para os peixes em taxas elevadas. Outro tipo de bactéria (gênero Nitrospirae) converte os nitritos em nitratos, menos tóxicos.



Além das bactérias, as plantas aquáticas também eliminam os resíduos nitrogenados metabolizando o amoníaco e os nitratos. Quando as plantas metabolizam compostos do nitrogênio, eliminam este elemento da água, convertendo-o em biomassa. No entanto, isto é somente temporário, já que as plantas voltam a expulsar o nitrogênio na água quando as folhas velhas se decompõem, por exemplo.

Ainda que informalmente seja chamado de ciclo do nitrogênio pelos estudiosos, este processo é, na verdade, apenas parte de um ciclo maior. O acúmulo de nitratos nos aquários caseiros exige que o cuidador realize trocas periódicas da água, retirando a água rica em nitratos e preenchendo com água pobre ou sem nitratos.

Os aquários, freqüentemente, não contêm as populações de bactérias necessárias para "limpar" os resíduos nitrogenados dos habitantes do depósito. Este problema é mais ou menos solucionado por duas formas de filtração: os filtros de carbono ativo absorvem os compostos de nitrogênio e outras toxinas da água, enquanto os filtros biológicos proporcionam um meio especial para a colonização das bactérias nitrificantes desejadas.

Fonte: http://www.jornallivre.com.br/o-que/?id=3713&como-fazer-a-manutencao-de-um-aquario

Espero que tenham entendido, parece complicado com esses nomes esquisitos mas é muito mais fácil que explicar um golpe de oportunidade em D&D.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey!!
Isso foi realmente bacana!
Não é possível inserir colônias de batérias que consigam "processar" a amônia e os nitritos dentro do aquário? Algo tipo "lactobacilos"?

Fale mais dos peixes!